sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Excelência com Equidade no atendimento

OBJETIVOS:


Respeitar e apoiar o professor em seu trabalho.
Construir práticas inclusivas.
Reposicionar o estudante no centro do processo educativo.
Buscar o desenvolvimento integral de todos.
Combater a evasão escolar.
Superar a vulnerabilidade.
Garantir o aprendizado, o acesso e a permanência na escola das crianças com contextos sociais desfavoráveis.

ESTRATÉGIAS:

Estudo reflexivo sobre as estratégias que as escolas públicas brasileiras adotaram para conseguir bons resultados de aprendizagem atendendo estudantes com baixo nível socioeconômico. (obs. Estudo realizado em 2013). Fundação Lemann – Rede Conectando Saberes -
Reconhecer a identidade e a realidade dos estudantes e de sua família
 Oferecer materialidade para estabelecer condições de igualdade para com a turma.
Oferecer kits de materiais reserva para os professores realizarem empréstimos, quando necessário.
Mapear os casos de vulnerabilidade social.
Buscar articulações intersetoriais, quando necessário.
Intercambio com as políticas públicas para identificar se há atendimento e acompanhamento às famílias destas crianças.
Buscar apoio pedagógico da GERED/SMED.
Ter a leitura como prática constante, ainda que realizada por um leitor experiente.
Formas diferenciadas de avaliação.
Estimular hábitos de conservação com a materialidade ofertada e ou adquirida.
Apropriar-se dos materiais do kit escolar entregue pela PBH, fazendo o uso social da agenda, utilizando todo o material, como cadernos, lápis, borracha, régua, dentre outros, estimulando o zelo com a materialidade.





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