sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Turma do 3º ano e o Desafio Criativos da Escola





Diante de tantas reclamações no dia do “Recreio junto” resolvemos buscar soluções para as questões relacionadas a agressividade verbal e física , ressaltando que essa última, apesar de pouco presente na nossa escola, ainda sim nos incomoda e o nosso desejo é que os conflitos sejam resolvidos com diálogos.
Com foco na solução, lembrei da metodologia Desing for Change, que conheci em 2015, através do #criativosdaescola , relato feito por um membro da Rede Conectando Saberes em nosso encontro em SP.. Nosso colega falou do protagonismo dos estudantes da escola que ele trabalhava. Amei a ideia e resolvi estudar sobre o movimento.
Eu havia desenvolvido a metodologia com alunos do 2º ciclo e EJA, mas acreditei que o posicionamento da turma era relevante e que teriam condições de refletir sobre o assunto.
Trabalhar com a turma as etapas: SENTIR, IMAGINAR E FAZER foi maravilhoso, a cada dia uma novidade. A turma selecionou possíveis problemas que contribuíam para a agitação no recreio, e após o levantamento entraram em ação. Registraram com fotos alguns deles e agendaram uma reunião com a direção da escola. Realizaram o roteiro de entrevista e pesquisaram sobre estratégias de atuação enquanto entrevistadores. A entrevista foi gravada com autorização e a maturidade da turma para expor as ideias foi incrivel. Depois disso foram confeccionar os cartazes para sensibilizar as turmas e agendaram visitas para apresentar seus cartazes e as ideias. Acredito que na importância do protagonismo das crianças e jovens, pois uma vez orientados são capazes de solucionar problemáticas de forma criativa e com empenho máximo. A próxima fase será COMPARTILHAR os resultados desse trabalho. Frutos já foram colhidos, o volume mais baixo do sinal e a disposição e brinquedos do parquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário