Melhoria
da Aprendizagem
De
acordo com a Proposta Político Pedagógica da EMPEV para uma maior
eficácia no processo de aprendizagem é necessário um clima de
inovações, onde as capacidades criadoras de professores e alunos
sejam evidenciadas.
Nossa
proposta de gestão compartilha desse pensamento. Temos um quadro de
professores empenhados, compromissados com a educação pública de
qualidade. Excelentes trabalhos são desenvolvidos, e precisam ser
divulgados de modo a valorizar os professores, auxiliares e
estudantes e ainda inspirar outros profissionais da educação.
Da
união, parceria e compromisso desse corpo de funcionários a escola
atingiu a meta proposta pelo Ideb de 6,0; atingindo em 2015 o índice
de 6,4. Como ocorreu uma queda, a escola está na situação de
ATENÇÃO, uma vez que em 2013 o índice foi de 6,6. Quanto a queda
no índice os dados não são alarmantes, mas requer sim atenção.
- AprendizadoQuanto maior a nota maior o aprendizadoFluxoquanto maior o valor, maior a aprovaçãoIdeb20156,580,976,420136,6
Fonte:
QEdu.org.br. Dados do Ideb/Inep (2015)
Metas
Futuras
- 20176,320196,5
Fonte:
QEdu.org.br. Dados do Ideb/Inep (2015)
Muitos
são os desafios a serem enfrentados, no entanto acreditamos e
confiamos no potencial da nossa equipe de trabalho. Precisamos
avançar quanto a parceria das famílias no processo de ensino
aprendizagem, acompanhando suas crianças na realização das tarefas
e mantendo a regularidade na frequência escolar desde os primeiros
anos escolares.
Consideramos
a manutenção de algumas ações importantes; tais como:
-
o atendimento de pequenos grupos na intervenção escolar (atualmente essas crianças são atendidas pelas professoras Edna, Karla, Ana Carolina, Clemilda, Cláudia);
-
As enturmações flexíveis, realizadas pelas professoras referências.
-
Parceria com a Escola Integrada na continuidade das oficinas de realização de para casa.
E
propomos a implantação de outras ações, sendo elas:
-
Aulas de literatura com professora específica, utilizando os horários de biblioteca para elaboração de projetos apoiados na leitura e interpretação oral, individual e coletiva.
-
Parceria com a Escola Integrada na elaboração de ações voltadas para a leitura.
-
Dialogar com a Secretaria de Saúde a importância do atendimento e avaliação médica criteriosa das crianças enquanto estão no primeiro ano do ciclo de alfabetização.
-
Orientações aos pais e familiares das crianças com dificuldades de aprendizagem.
-
Buscar parcerias com clínicas sociais para avaliação das demandas das crianças com dificuldades de aprendizagem.
A
proposta está aberta para juntos construirmos soluções potenciais
para o avanço na melhoria da aprendizagem.
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