sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Melhoria na Aprendizagem

Melhoria da Aprendizagem

De acordo com a Proposta Político Pedagógica da EMPEV para uma maior eficácia no processo de aprendizagem é necessário um clima de inovações, onde as capacidades criadoras de professores e alunos sejam evidenciadas.
Nossa proposta de gestão compartilha desse pensamento. Temos um quadro de professores empenhados, compromissados com a educação pública de qualidade. Excelentes trabalhos são desenvolvidos, e precisam ser divulgados de modo a valorizar os professores, auxiliares e estudantes e ainda inspirar outros profissionais da educação.
Da união, parceria e compromisso desse corpo de funcionários a escola atingiu a meta proposta pelo Ideb de 6,0; atingindo em 2015 o índice de 6,4. Como ocorreu uma queda, a escola está na situação de ATENÇÃO, uma vez que em 2013 o índice foi de 6,6. Quanto a queda no índice os dados não são alarmantes, mas requer sim atenção.



Aprendizado
Quanto maior a nota maior o aprendizado
Fluxo
quanto maior o valor, maior a aprovação
Ideb

2015
6,58
0,97
6,4
2013


6,6

Fonte: QEdu.org.br. Dados do Ideb/Inep (2015)

Metas Futuras

2017
6,3
2019
6,5

Fonte: QEdu.org.br. Dados do Ideb/Inep (2015)

Muitos são os desafios a serem enfrentados, no entanto acreditamos e confiamos no potencial da nossa equipe de trabalho. Precisamos avançar quanto a parceria das famílias no processo de ensino aprendizagem, acompanhando suas crianças na realização das tarefas e mantendo a regularidade na frequência escolar desde os primeiros anos escolares.
Consideramos a manutenção de algumas ações importantes; tais como:
  • o atendimento de pequenos grupos na intervenção escolar (atualmente essas crianças são atendidas pelas professoras Edna, Karla, Ana Carolina, Clemilda, Cláudia);
  • As enturmações flexíveis, realizadas pelas professoras referências.
  • Parceria com a Escola Integrada na continuidade das oficinas de realização de para casa.
E propomos a implantação de outras ações, sendo elas:
  • Aulas de literatura com professora específica, utilizando os horários de biblioteca para elaboração de projetos apoiados na leitura e interpretação oral, individual e coletiva.
  • Parceria com a Escola Integrada na elaboração de ações voltadas para a leitura.
  • Dialogar com a Secretaria de Saúde a importância do atendimento e avaliação médica criteriosa das crianças enquanto estão no primeiro ano do ciclo de alfabetização.
  • Orientações aos pais e familiares das crianças com dificuldades de aprendizagem.
  • Buscar parcerias com clínicas sociais para avaliação das demandas das crianças com dificuldades de aprendizagem.

A proposta está aberta para juntos construirmos soluções potenciais para o avanço na melhoria da aprendizagem.


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