O
trabalho da intervenção pedagógica é um trabalho de fundamental para a correção dos níveis de baixo desempenho escolar. Após detectar as dificuldades dos alunos realizo intervenções pontuais para que eles consigam
acompanhar seus pares em sala de aula. Longe dos holofotes, é um
"trabalho de formiguinha", de extrema importância. Vou
dando suporte tanto para os alunos quanto para os professores, na
medida em que escuto seus anseios e procuro agir em determinado foco
fazendo com que o aluno saia desse lugar de expectador para o de ator
no contexto da sala de aula.
Percebo
visivelmente o progresso destes alunos, tanto social quanto
pedagogicamente. À medida em que eles conseguem se posicionar
tornam-se protagonistas de sua aprendizagem.
Trabalho
com um grupo de sete crianças, com atividades
diferenciadas procurando sanar suas dificuldades de aprendizagem. Assim que eles vão avançando, vou aumentando a complexidade das
atividades até que a aprendizagem seja consolidada.
Só
avanço neste processo quando percebo que a criança já está segura
de sua aprendizagem. Muitas vezes retorno em atividades já
consolidadas para criar no aluno a segurança e a firmeza para novas
aprendizagens.
Neste
ano de 2017 estou trabalhando com cinco grupo de alunos: três grupos
do terceiro ano do primeiro ciclo e dois grupos do segundo ano
do primeiro ciclo, perfazendo um total de 32 alunos. Assim que eles
conseguem acompanhar seus pares, de comum acordo com a professora e a
coordenação, são substituídos por outros que necessitam de
acompanhamento. É um trabalho muito gratificante. Sinto-me
privilegiada por contribuir de forma tão significativa na vida dos nossos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário