sexta-feira, 24 de novembro de 2017

O trabalho da intervenção pedagógica é um trabalho de fundamental para a correção dos níveis de baixo desempenho escolar. Após detectar as dificuldades dos alunos realizo intervenções pontuais para que eles consigam acompanhar seus pares em sala de aula. Longe dos holofotes, é um "trabalho de formiguinha", de extrema importância. Vou dando suporte tanto para os alunos quanto para os professores, na medida em que escuto seus anseios e procuro agir em determinado foco fazendo com que o aluno saia desse lugar de expectador para o de ator no contexto da sala de aula. 
Percebo visivelmente o progresso destes alunos, tanto social quanto pedagogicamente. À medida em que eles conseguem se posicionar tornam-se protagonistas de sua aprendizagem. 
Trabalho com um grupo de sete crianças, com atividades diferenciadas procurando sanar suas dificuldades de aprendizagem. Assim que eles vão avançando, vou aumentando a complexidade das atividades até que a aprendizagem seja consolidada.
Só avanço neste processo quando percebo que a criança já está segura de sua aprendizagem. Muitas vezes retorno em atividades já consolidadas para criar no aluno a segurança e a firmeza para novas aprendizagens.

Neste ano de 2017 estou trabalhando com cinco grupo de alunos: três grupos do terceiro ano do primeiro ciclo e dois grupos  do segundo ano do primeiro ciclo, perfazendo um total de 32 alunos. Assim que eles conseguem acompanhar seus pares, de comum acordo com a professora e a coordenação, são substituídos por outros que necessitam de acompanhamento. É um trabalho muito gratificante. Sinto-me privilegiada por contribuir de forma tão significativa na vida dos nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário